BEM-VINDOS

Olá a todos!!!
Participem comigo nesta aventura, acompanhando o trabalho desenvolvido por uma equipa internacional de cientistas, a bordo do R/V Marion Dufresne, durante o cruzeiro oceanográfico MD168 - AMOCINT (IMAGES XVII) que decorrerá, no Atlântico Norte, entre 15 de Junho e 10 de Julho de 2008.

Estou a contar com os vossos comentários e questões!

Obrigado a todos pelo vosso apoio e colaboração...

Hélder Pereira
"Teachers at Sea"
Educational Program
Escola Secundária de Loulé
PORTUGAL

sábado, 14 de junho de 2008

Dia 0 (14Jun)

Olá a todos!!!

De manhã cedo os participantes no cruzeiro MD168 AMOCINT foram transportados até ao molhe de Santa Catalina, no porto de Las Palmas, de maneira a pudessem instalar-se no R/V Marion Dufresne. Toda a gente foi bem recebida e recebeu um cartão de identificação que terá de usar enquanto permanecer no navio. De facto ver o navio nas fotografias é uma coisa e estar ao lado ou no seu interior é uma coisa completamente diferente.


Ver o navio nas fotografias é uma coisa e estar ao seu lado é uma coisa completamente diferente...

O almoço foi servido no navio e, tal como toda a gente me tinha dito, foi genial. Uma entrada, dois pratos, queijos e fruta. As bebidas à disposição são muito diversificadas e incluem os três tipos de vinho mais comuns: branco, rosé e tinto.

Da parte da tarde aproveitámos para visitar e dar um passeio pela cidade. Andámos junto à praia pelo passeio marítimo e, pela cor da areia, deu para ver bem que a ilha tem origem vulcânica. Além disso observando a paisagem com atenção conseguem ver-se alguns aparelhos vulcânicos.

Aproveitámos para fazer algumas compras de última hora e regressámos ao navio.


sexta-feira, 13 de junho de 2008

Dia -1 - Viagem até Las Palmas

Olá a todos!!!
Hoje, tendo como destino ao arquipélago das Canárias, parti bem cedo de Faro num autocarro com destino a Sevilha (estava um calor de morrer, 37&#73ºC imaginem). Ali apanhei o avião até Las Palmas, situada na ilha Gran Canaria. A viagem durou cerca de duas horas, correu tudo bem e consegui tirar algumas fotos da ilha de Tenerife. Já em Las Palmas (onde a temperatura era bem agradáve) era esperado por um agente da autoridade marítima que conduziu até ao Hotel que tinha reservado. Ali encontrei outros professores, estudantes, marinheiros, mecânicos e outros elementos da tripulação do R/V Marion Dufresne que irão participar no cruzeiro MD168 AMOCINT.

Dia -1 (13 de Junho)

Olá a todos!!!

Hoje, tendo como destino ao arquipélago das Canárias, parti bem cedo de Faro num autocarro com destino a Sevilha (estava um calor de morrer, 37˚C imaginem). Ali apanhei o avião até Las Palmas, situada na ilha Gran Canaria. A viagem durou cerca de duas horas, correu tudo bem e consegui tirar algumas fotos da ilha de Tenerife.

Já em Las Palmas (onde a temperatura era bem agradável) era esperado por um agente da autoridade marítima que conduziu até ao Hotel que tinha reservado. Ali encontrei outros professores, estudantes, marinheiros, mecânicos e outros elementos da tripulação do R/V Marion Dufresne que irão participar no cruzeiro MD168 AMOCINT.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Atlantic Meridional Overturning Circulation (AMOC)

A Atlantic Meridional Overturning Circulation (AMOC) é um sistema de circulação oceânica que transporta, à superfície, águas quentes para Norte e, em profundidade, águas frias para Sul. À medida que a água quente liberta calor para a atmosfera torna-se mais densa e afunda-se. Em profundidade a água fria regressa lentamente para os trópicos. Este processo é igualmente conhecido por circulação termo-halina do Atlântico Norte e contribui para a regulação do clima nas latitudes elevadas.

© E. Paul Oberlander, Woods Hole Oceanographic Institution
© Woods Hole Oceanographic Institution

Vê aqui uma animação da AMOC (QuickTime)
© NASA/Goddard Space Flight Center Conceptual Image Lab


Ler mais:
[1] The Once and Future Circulation of the Ocean
[2] Interrogating the 'Great Ocean Conveyor'
[3] The Atlantic heat conveyor
[4] Abrupt Climate Change: Should We Be Worried?

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Logotipo do cruzeiro MD168 - AMOCINT

A missão oceanográfica AMOCINT já tem logotipo. É da autoria do artista Daniel Catelain. Ficou bem catita, não acham?!

terça-feira, 3 de junho de 2008

Rota e localização do R/V Marion Dufresne

Podes seguir a rota e ver a localização do navio oceanográfico Marion Dufresne abrindo o seguinte ficheiro KML no Google EarthTM. Se ainda não tens este programa podes obtê-lo gratuitamente aqui.
Podes igualmente ver a posição dos navios oceanográficos do IPEV no Google Maps.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

O navio oceanográfico Marion Dufresne

O Marion Dufresne foi construído nos estaleiros navais de Le Havre, em França, e é um navio polivalente. No activo desde 1995 assegura duas funções principais:
(1) a pesquisa oceanográfica, sob a responsabilidade do IPEV (Instituto Polar francês Paul Emile Victor);
(2) a logística (transporte de pessoas e bens) para os territórios ultramarinos franceses.

Assim, o Marion Dufresne é simultaneamente:
- um navio científico ou R/V (Research Vessel), equipado com 650 m2 de laboratórios e equipamentos pesados dedicados à pesquisa oceanográfica, únicos no mundo.
- um navio com capacidade para 110 passageiros (residentes ou visitantes nos territórios ultramarinos franceses).
- um navio de carga pesada e contentores com uma capacidade de 4600m3, combinadas com dois guindastes de 25 toneladas, e três outros guindastes de serviço.
- um petroleiro que transporta combustíveis para territórios distantes.
- um porta-helicópteros.

Actividades de investigação e pesquisa científica:
As expedições de investigação levadas a cabo pelo R/V Marion Dufresne abrangem vários aspectos da oceanografia: (1) geociências marinhas (geologia, geofísica, sedimentologia, paleoclimatologia); (2) oceanografia biológica, biogeoquímica); (3) oceanografia física (físico-química, propriedades das massas de água e circulação oceânica).

A sua especificidade, em termos de carotagem de sedimentos e estudos paleoclimatológico é reconhecida a nível internacional. Graças ao seu equipamento de carotagem CALYPSO, é um dos poucos navios capazes de recolher cores de sedimentos marinhos que podem alcançar até cerca de 60 m de comprimento.



Características:
Comprimento total: 120,50 m
Largura: 20,60 m
Profundidade: 12,80 m
Calado: 6,95 m
Capacidade de carga: 2500 t ou 5600 m3
Propulsão: diesel-elétrico
Potência de propulsão: 2 x 3000 kW + 1 propulsor dianteiro de 750 kW
Lemes laterais: 2
Velocidade máxima: 16 nós
Passageiros: 110
Tripulação: 10 oficiais + 20 marinheiros + 20 tarefeiros

domingo, 1 de junho de 2008

Cruzeiro oceanográfico AMOCINT

A aventura está prestes a começar...

A missão oceanográfica MD168 - AMOCINT (IMAGES XVII) que decorrerá, entre 15 de Junho e 10 de Julho de 2008, a bordo do R/V Marion Dufresne será conduzida, no âmbito do projecto AMOCINT (Atlantic Meridional Overturning Circulation during INTerglacials), que faz parte do programa EuroMARC da European Science Foundation. Este projecto é realizado em parceria com o programa IMAGES (International Marine Global Change Study), iniciado em 1995 como um programa científico internacional direccionado para a recolha e interpretação de dados paleoclimáticos dos oceanos. A sua finalidade está relacionada com a compreensão do papel dos processos marinhos no sistema climático terrestre durante os últimos milhões de anos. O cruzeiro oceanográfico MD168 - AMOCINT tem como objectivo o estudo da estrutura espacial e temporal do clima e da hidrografia durante as épocas interglaciares (épocas de clima mais quente como a que atravessamos actualmente), no Atlântico Norte.

Atlantic Meridional Overturning Circulation during Interglacials – AMOCINT
As grandes dúvidas acerca do futuro do clima terrestre estão relacionadas com a sensibilidade do sistema climático a forças externas. Além disso, outros factores como o ciclo do carbono e a sua relação com o clima, bem como a circulação nos oceanos e a instabilidade das calotes polares da Gronelândia e da Antárctida, continuam a levantar muitas questões.
Estudos recentes indicam que a sensibilidade do sistema climático ao aumento do CO2 na atmosfera situa-se entre os 1,5 e os 4,5º C (sendo 3ºC o valor mais provável). O limite superior deste intervalo é mais incerto do que o limite inferior. Uma forma de determinar com maior exactidão este intervalo e, consequentemente determinar a sensibilidade do clima face ao aumento do carbono atmosférico, é através do registo paleoclimático. A pesquisa realizada no projecto AMOCINT envolve a recolha de sedimentos marinhos para o estudo das alterações climáticas.

Principais objectivos do projecto AMOCINT:
1. Pesquisar locais com uma elevada taxa de sedimentação para para amostragem com o equipamento de carotagem Calypso disponível no R/V Marion Dufresne.

2. Realizar pesquisas detalhadas de locais chave para monitorizar a variabilidade da Atlantic Meridional Overturning Circulation (AMOC). Esses locais poderão ser posteriormente explorados no âmbito do programa IODP, tendo em vista a recolha de secções sedimentares espessas depositadas nos períodos interglaciais.

3. Continuar o estudo das características da circulação de água no Atlântico Norte, durante os períodos interglaciais (ao longo dos últimos 800.000 anos) comparando os novos dados, resultantes da análise dos cores Calypso, com outros já existentes e com dados provenientes dos cores de gelo da Antárctida e Gronelândia.

EuroMARC CRP: Atlantic Meridional Overturning
Circulation During Interglacials (AMOCINT)