BEM-VINDOS

Olá a todos!!!
Participem comigo nesta aventura, acompanhando o trabalho desenvolvido por uma equipa internacional de cientistas, a bordo do R/V Marion Dufresne, durante o cruzeiro oceanográfico MD168 - AMOCINT (IMAGES XVII) que decorrerá, no Atlântico Norte, entre 15 de Junho e 10 de Julho de 2008.

Estou a contar com os vossos comentários e questões!

Obrigado a todos pelo vosso apoio e colaboração...

Hélder Pereira
"Teachers at Sea"
Educational Program
Escola Secundária de Loulé
PORTUGAL

sábado, 14 de junho de 2008

Dia 0 (14Jun)

Olá a todos!!!

De manhã cedo os participantes no cruzeiro MD168 AMOCINT foram transportados até ao molhe de Santa Catalina, no porto de Las Palmas, de maneira a pudessem instalar-se no R/V Marion Dufresne. Toda a gente foi bem recebida e recebeu um cartão de identificação que terá de usar enquanto permanecer no navio. De facto ver o navio nas fotografias é uma coisa e estar ao lado ou no seu interior é uma coisa completamente diferente.


Ver o navio nas fotografias é uma coisa e estar ao seu lado é uma coisa completamente diferente...

O almoço foi servido no navio e, tal como toda a gente me tinha dito, foi genial. Uma entrada, dois pratos, queijos e fruta. As bebidas à disposição são muito diversificadas e incluem os três tipos de vinho mais comuns: branco, rosé e tinto.

Da parte da tarde aproveitámos para visitar e dar um passeio pela cidade. Andámos junto à praia pelo passeio marítimo e, pela cor da areia, deu para ver bem que a ilha tem origem vulcânica. Além disso observando a paisagem com atenção conseguem ver-se alguns aparelhos vulcânicos.

Aproveitámos para fazer algumas compras de última hora e regressámos ao navio.


sexta-feira, 13 de junho de 2008

Dia -1 - Viagem até Las Palmas

Olá a todos!!!
Hoje, tendo como destino ao arquipélago das Canárias, parti bem cedo de Faro num autocarro com destino a Sevilha (estava um calor de morrer, 37&#73ºC imaginem). Ali apanhei o avião até Las Palmas, situada na ilha Gran Canaria. A viagem durou cerca de duas horas, correu tudo bem e consegui tirar algumas fotos da ilha de Tenerife. Já em Las Palmas (onde a temperatura era bem agradáve) era esperado por um agente da autoridade marítima que conduziu até ao Hotel que tinha reservado. Ali encontrei outros professores, estudantes, marinheiros, mecânicos e outros elementos da tripulação do R/V Marion Dufresne que irão participar no cruzeiro MD168 AMOCINT.

Dia -1 (13 de Junho)

Olá a todos!!!

Hoje, tendo como destino ao arquipélago das Canárias, parti bem cedo de Faro num autocarro com destino a Sevilha (estava um calor de morrer, 37˚C imaginem). Ali apanhei o avião até Las Palmas, situada na ilha Gran Canaria. A viagem durou cerca de duas horas, correu tudo bem e consegui tirar algumas fotos da ilha de Tenerife.

Já em Las Palmas (onde a temperatura era bem agradável) era esperado por um agente da autoridade marítima que conduziu até ao Hotel que tinha reservado. Ali encontrei outros professores, estudantes, marinheiros, mecânicos e outros elementos da tripulação do R/V Marion Dufresne que irão participar no cruzeiro MD168 AMOCINT.

terça-feira, 10 de junho de 2008

Atlantic Meridional Overturning Circulation (AMOC)

A Atlantic Meridional Overturning Circulation (AMOC) é um sistema de circulação oceânica que transporta, à superfície, águas quentes para Norte e, em profundidade, águas frias para Sul. À medida que a água quente liberta calor para a atmosfera torna-se mais densa e afunda-se. Em profundidade a água fria regressa lentamente para os trópicos. Este processo é igualmente conhecido por circulação termo-halina do Atlântico Norte e contribui para a regulação do clima nas latitudes elevadas.

© E. Paul Oberlander, Woods Hole Oceanographic Institution
© Woods Hole Oceanographic Institution

Vê aqui uma animação da AMOC (QuickTime)
© NASA/Goddard Space Flight Center Conceptual Image Lab


Ler mais:
[1] The Once and Future Circulation of the Ocean
[2] Interrogating the 'Great Ocean Conveyor'
[3] The Atlantic heat conveyor
[4] Abrupt Climate Change: Should We Be Worried?