BEM-VINDOS

Olá a todos!!!
Participem comigo nesta aventura, acompanhando o trabalho desenvolvido por uma equipa internacional de cientistas, a bordo do R/V Marion Dufresne, durante o cruzeiro oceanográfico MD168 - AMOCINT (IMAGES XVII) que decorrerá, no Atlântico Norte, entre 15 de Junho e 10 de Julho de 2008.

Estou a contar com os vossos comentários e questões!

Obrigado a todos pelo vosso apoio e colaboração...

Hélder Pereira
"Teachers at Sea"
Educational Program
Escola Secundária de Loulé
PORTUGAL

domingo, 1 de junho de 2008

Cruzeiro oceanográfico AMOCINT

A aventura está prestes a começar...

A missão oceanográfica MD168 - AMOCINT (IMAGES XVII) que decorrerá, entre 15 de Junho e 10 de Julho de 2008, a bordo do R/V Marion Dufresne será conduzida, no âmbito do projecto AMOCINT (Atlantic Meridional Overturning Circulation during INTerglacials), que faz parte do programa EuroMARC da European Science Foundation. Este projecto é realizado em parceria com o programa IMAGES (International Marine Global Change Study), iniciado em 1995 como um programa científico internacional direccionado para a recolha e interpretação de dados paleoclimáticos dos oceanos. A sua finalidade está relacionada com a compreensão do papel dos processos marinhos no sistema climático terrestre durante os últimos milhões de anos. O cruzeiro oceanográfico MD168 - AMOCINT tem como objectivo o estudo da estrutura espacial e temporal do clima e da hidrografia durante as épocas interglaciares (épocas de clima mais quente como a que atravessamos actualmente), no Atlântico Norte.

Atlantic Meridional Overturning Circulation during Interglacials – AMOCINT
As grandes dúvidas acerca do futuro do clima terrestre estão relacionadas com a sensibilidade do sistema climático a forças externas. Além disso, outros factores como o ciclo do carbono e a sua relação com o clima, bem como a circulação nos oceanos e a instabilidade das calotes polares da Gronelândia e da Antárctida, continuam a levantar muitas questões.
Estudos recentes indicam que a sensibilidade do sistema climático ao aumento do CO2 na atmosfera situa-se entre os 1,5 e os 4,5º C (sendo 3ºC o valor mais provável). O limite superior deste intervalo é mais incerto do que o limite inferior. Uma forma de determinar com maior exactidão este intervalo e, consequentemente determinar a sensibilidade do clima face ao aumento do carbono atmosférico, é através do registo paleoclimático. A pesquisa realizada no projecto AMOCINT envolve a recolha de sedimentos marinhos para o estudo das alterações climáticas.

Principais objectivos do projecto AMOCINT:
1. Pesquisar locais com uma elevada taxa de sedimentação para para amostragem com o equipamento de carotagem Calypso disponível no R/V Marion Dufresne.

2. Realizar pesquisas detalhadas de locais chave para monitorizar a variabilidade da Atlantic Meridional Overturning Circulation (AMOC). Esses locais poderão ser posteriormente explorados no âmbito do programa IODP, tendo em vista a recolha de secções sedimentares espessas depositadas nos períodos interglaciais.

3. Continuar o estudo das características da circulação de água no Atlântico Norte, durante os períodos interglaciais (ao longo dos últimos 800.000 anos) comparando os novos dados, resultantes da análise dos cores Calypso, com outros já existentes e com dados provenientes dos cores de gelo da Antárctida e Gronelândia.

EuroMARC CRP: Atlantic Meridional Overturning
Circulation During Interglacials (AMOCINT)

Sem comentários: