BEM-VINDOS

Olá a todos!!!
Participem comigo nesta aventura, acompanhando o trabalho desenvolvido por uma equipa internacional de cientistas, a bordo do R/V Marion Dufresne, durante o cruzeiro oceanográfico MD168 - AMOCINT (IMAGES XVII) que decorrerá, no Atlântico Norte, entre 15 de Junho e 10 de Julho de 2008.

Estou a contar com os vossos comentários e questões!

Obrigado a todos pelo vosso apoio e colaboração...

Hélder Pereira
"Teachers at Sea"
Educational Program
Escola Secundária de Loulé
PORTUGAL

domingo, 29 de junho de 2008

Dia 15 (29Jun)

Coordenadas: 60˚42’ N 18˚28’ W

Olá a todos!!!

Hoje atravessámos o paralelo 60… O mar e o vento mantiveram-se calmos ao longo da maior parte do dia. O Sol voltou a brilhar e as temperaturas estiveram um pouco mais agradáveis.

Sendo Domingo a comida foi especial. Como já vos disse as refeições a bordo do Marion Dufresne são uma maravilha. Ao pequeno-almoço tivemos direito a comer uns pãezinhos com passas ainda mornos… Uhm… que delícia! Ainda da parte da manhã, para manter a forma, jogámos badmington, ténis de mesa e andámos um pouco de bicicleta. O almoço incluiu como costume uma entrada e um prato. A entrada foi um Feuillté d’escargots e a refeição principal foi Sanglier des Ardennes com Pommes Paillassons e um Fagot de Haricots Verts acompanhada com um belo Chardonnay branco. Seguiu-se um Plateau de fromages e um Banc d’Opéra como sobremesa. Estava tudo delicioso!!!


Feuillté d’escargots


Sanglier des Ardennes com Pommes Paillassons


Banc d’Opéra

De tarde, como estamos em “trânsito” entre estações, e não temos testemunhos de sedimentos para tratar e analisar, assistimos a uma palestra sobre o campo magnético terrestre e as propriedades magnéticas dos sedimentos.

O resto da tarde foi dedicado à lavagem de roupa e descanso. O jantar também estava muito bom. Seguiu-se mais uma celebração de um aniversário. O momento alto do dia foi quando por volta das 23 horas surgiu um belo arco-íris no céu.


Arco-íris ... às 23 horas

Sim… o Sol ainda brilhava, isto apesar de ainda não termos chegado ao Círculo Polar Ártico. Mal posso esperar para ver o Sol da meia-noite…


Pôr do Sol

1 comentário:

SBFCanoagem disse...

O professor daqui pouco desaparece ai no meio da barba!!!! hehehe o tempo é pouco para fazer tudo nao é?! Eu compreendo eu compreendo!
Abraços e parece que hoje (dia 5) vai ser dia de grande festa ai!!
PARABENS!!!!