BEM-VINDOS

Olá a todos!!!
Participem comigo nesta aventura, acompanhando o trabalho desenvolvido por uma equipa internacional de cientistas, a bordo do R/V Marion Dufresne, durante o cruzeiro oceanográfico MD168 - AMOCINT (IMAGES XVII) que decorrerá, no Atlântico Norte, entre 15 de Junho e 10 de Julho de 2008.

Estou a contar com os vossos comentários e questões!

Obrigado a todos pelo vosso apoio e colaboração...

Hélder Pereira
"Teachers at Sea"
Educational Program
Escola Secundária de Loulé
PORTUGAL

domingo, 15 de junho de 2008

Dia 1 (15Jun) - Tarde

Olá a todos de novo!!!

Coordenadas: 20˚10’ N 15˚ 20’ W

Chegou finalmente a hora. O navio vai partir!!!

Era o momento pelo qual todos esperávamos e correspondeu a todas as expectativas. Foi extraordinário! Primeiro as manobras dentro do porto. Não é fácil manobrar um navio tão grande num espaço limitado como o do porto. No entanto, tudo correu bem.


O Marion Dufresne no porto antes de partir

Toda a gente foi para a parte superior do convés de onde se tem uma vista privilegiada para todas as direcções. Estávamos todos super-excitados. Mesmo quem já participou noutros cruzeiros oceanográficos tinha um grande sorriso nos lábios. O meu ia de orelha a orelha… J

Ver o porto ficar para trás, a cidade e depois toda a ilha a ficar cada vez mais pequena fez com que nos apercebêssemos que iremos passar as próximas três semanas sem voltar a pôr o pé em terra firme.

É hora de dar início ao trabalho.

Voltámos para o interior do navio e teve lugar a primeira reunião com todos os elementos das equipas de investigação, da equipa de professores e dos estudantes universitários que participam na missão. Ao todo éramos cerca de 40 pessoas.

As duas chefes deste cruzeiro oceanográfico, Catherine Kissel e Kikki Kleiven, fizeram uma breve descrição do projecto AMOCINT e explicaram-nos quais são os objectivos da missão. Ambas abordaram ainda vários aspectos práticos do trabalho a realizar a bordo. A informação pela qual todos aguardavam com mais expectativa tinha a ver com o turno em que irão trabalhar. Ficámos a saber que as equipas serão divididas em três turnos: um grupo trabalhará entre a meia-noite e as quatro da manhã; o seguinte entre as quatro e as oito da manhã e o último turno entre as oito e o meio-dia. Ao meio-dia a equipa do primeiro turno volta ao trabalho e assim sucessivamente. Desta forma toda a gente trabalhará oitos horas por dia. Acreditem que não vai ser fácil, pois diz quem sabe que o trabalho que nos espera é duro. O chefe de operações, Xavier Morin, falou-nos também sobre algumas regras de segurança e higiene a ter em atenção, nomeadamente a necessidade de utilizar capacete e um tipo de calçado adequado no convés. Como vamos ficar cheios de lama, toda a gente tem também mudar de roupa quando sai do convés para não sujar o interior do navio.

Sem comentários: