BEM-VINDOS

Olá a todos!!!
Participem comigo nesta aventura, acompanhando o trabalho desenvolvido por uma equipa internacional de cientistas, a bordo do R/V Marion Dufresne, durante o cruzeiro oceanográfico MD168 - AMOCINT (IMAGES XVII) que decorrerá, no Atlântico Norte, entre 15 de Junho e 10 de Julho de 2008.

Estou a contar com os vossos comentários e questões!

Obrigado a todos pelo vosso apoio e colaboração...

Hélder Pereira
"Teachers at Sea"
Educational Program
Escola Secundária de Loulé
PORTUGAL

terça-feira, 17 de junho de 2008

Dia 3 (17Jun)

Coordenadas: 30˚50’ N 10˚ 16’ W

Olá a todos!!!

O dia hoje começou cedo. Às 4 da manhã já estávamos a trabalhar. A nossa tarefa consistiu na preparação e tratamento dos testemunhos de sedimentos dos furos efectuados com o sistema Calypso. Este equipamento de carotagem (cujo funcionamento vos será explicado mais tarde) é formado, na zona superior, por um peso que é unido a longo tubo metálico no qual é introduzido um outro de plástico onde ficam os sedimentos recolhidos em cada furo. Após o tubo de plástico, com várias dezenas de metros, ter sido retirado do interior do tubo metálico efectuou-se o corte do tubo de plástico em secções de 1,5 metros. Estas secções foram então cortadas em duas metades uma das quais foi descrita, sendo fotografada a cada 2 cm, e sujeita a análises preliminares num aparelho chamado MST; a outra metade foi apenas embalada de forma a ser preservada e arquivada.



O sistema Calypso

Algumas horas depois assistimos ao nascer do Sol no meio do oceano. Foi um momento belo e inspirador. A luz do Sol a incidir sobre a água com uma açor azul como eu nunca tinha visto é uma imagem que ficou bem marcada na minha memória. Simplesmente espectacular!



O nascer do sol no meio do Oceano

Já na parte da tarde o grupo de professores da Core-Education Team teve a primeira reunião de trabalho de modo a definirmos quais as actividades que poderemos desenvolver, tendo em vista a divulgação do trabalho desenvolvido a bordo.

No final da tarde teve início, após um período de pesquisa para encontra o lugar adequado foi efectuado o segundo furo Calypso na zona de Marrocos. Após a recolha do equipamento para o convés zarpámos em direcção ao mar dos Açores.

Amanhã o dia dever ser mais calmo. Logo vos conto os detalhes da viagem.

Sem comentários: