BEM-VINDOS

Olá a todos!!!
Participem comigo nesta aventura, acompanhando o trabalho desenvolvido por uma equipa internacional de cientistas, a bordo do R/V Marion Dufresne, durante o cruzeiro oceanográfico MD168 - AMOCINT (IMAGES XVII) que decorrerá, no Atlântico Norte, entre 15 de Junho e 10 de Julho de 2008.

Estou a contar com os vossos comentários e questões!

Obrigado a todos pelo vosso apoio e colaboração...

Hélder Pereira
"Teachers at Sea"
Educational Program
Escola Secundária de Loulé
PORTUGAL

terça-feira, 1 de julho de 2008

Dia 17 (1Jul)

Coordenadas: 66˚10’ N 0˚3’ E

Olá a todos!!!

Hoje voltámos a ter um dia com um Sol resplandecente. Obviamente as temperaturas foram igualmente mais agradáveis. É incrível a forma como o tempo muda de um dia para o outro. Não deixa de ser curioso que, sendo esta missão oceanográfica dedicada ao estudo das alterações climáticas, possamos constatar quão variável é o estado do tempo no curto prazo.

Durante a manhã tivemos a oportunidade de ver a equipa da Universidade de Kiel (Alemanha) a realizar a amostragem de alguns testemunhos de sedimentos cortando-os em fatias de 1 cm. Os sedimentos eram depois colocados em frascos, devidamente catalogados, para mais tarde serem submetidos a análises isotópicas (δ18O e δ13C).


Amostragem de um testemunho de sedimentos Calypso

A seguir ao almoço efectuámos uma visita à sala das máquinas onde se localizam os dois motores eléctricos, com uma potência de 3000 kW cada, que, para além da propulsão até uma velocidade máxima de cerca de 16 nós, permitem que o navio se mantenha na mesma posição durante a realização das operações de carotagem. Pudemos ainda ver o conjunto dos três geradores a diesel que têm uma capacidade de produção de 8250 kW de energia eléctrica.


Motor eléctrico do Marion Dufresne


Motor eléctrico do Marion Dufresne

No entanto, o que mais me impressionou, foi o sistema de dessalinização de água do mar que tem uma capacidade para tratar cerca de 20 toneladas de água por dia, permitindo que não haja falta de água a bordo. Assim, podemos tomar vários duches por dia de forma a vermo-nos livres da lama com que nos sujamos quando trabalhamos com os testemunhos de sedimentos no convés.


Durante a tarde assistimos ainda a uma segunda palestra sobre as propriedades magnéticas dos sedimentos. À noite festejámos antecipadamente a passagem do Círculo Polar Árctico, pois amanhã, ao chegarmos ao planalto de Vøring, voltaremos a realizar perfurações e ao trabalho por quartos no convés (…). Espero que em breve possamos assistir ao fenómeno do Sol da meia-noite.

2 comentários:

Anónimo disse...

olá "jacques cousteau" do calhau!!
:o) vai dando noticias dessa tua aventura...jokinhas

Anónimo disse...

Parabéns aventureiro!!espero que tenhas passado 1 dia mto feliz(quem corre por gosto não se cansa)
jokinhas