BEM-VINDOS

Olá a todos!!!
Participem comigo nesta aventura, acompanhando o trabalho desenvolvido por uma equipa internacional de cientistas, a bordo do R/V Marion Dufresne, durante o cruzeiro oceanográfico MD168 - AMOCINT (IMAGES XVII) que decorrerá, no Atlântico Norte, entre 15 de Junho e 10 de Julho de 2008.

Estou a contar com os vossos comentários e questões!

Obrigado a todos pelo vosso apoio e colaboração...

Hélder Pereira
"Teachers at Sea"
Educational Program
Escola Secundária de Loulé
PORTUGAL

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Dia 5 (19Jun)

Coordenadas: 35º 43’ N 24º 21’ W

Olá a todos!!!

A manhã hoje foi tranquila. Os dois primeiros testemunhos de sedimentos recolhidos ao largo de Marrocos já foram analisados e arquivados para poderem ser estudados mais detalhadamente nos laboratórios das várias equipas de investigação envolvidas. Os sedimentos colhidos no fundo do oceano, que à primeira vista parecem ser formados apenas por lama, quando observados à lupa revelaram alguns dos seus segredos… Pudemos verificar que para além das argilas existem também fósseis de vários organismos como foraminíferos, radiolários, moluscos e equinodermes.


Observando os foramníferos à lupa


Imagem de alguns dos foramníferos recolhidos

Tivemos ainda a oportunidade de visitar uma zona do navio onde estão os cabos que permitem recolher o equipamento de carotagem para o convés. Trata-se de um sistema complexo que permite a acumulação de tensões de cerca de 20 a 25 toneladas (!) enquanto puxa o equipamento de carotagem e os sedimentos do fundo do mar.

Junto aos cabos para recolha do equipamento de carotagem

Apesar de hoje não terem sido efectuadas perfurações, tivemos a oportunidade de observar que há sempre trabalho para fazer a bordo, como a manutenção do navio e reparações de vários equipamentos. Tal como em Nova Iorque, a cidade que, como dizia Frank Sinatra, nunca dorme… no Marion Dufresne há sempre gente acordada e a desempenhar as mais diversas funções.

Após o almoço tivemos oportunidade de assistir a mais uma palestra. Os temas apresentados eram relativos à circulação oceânica e o registo geológico das alterações climáticas nos sedimentos oceânicos.

No final do dia fiquei ainda a saber que a nossa selecção vai para casa mais cedo… Ainda assim, como podem ver, a boa disposição e a amizade prevalecem.


A amizade é mais importante que o resultado...
Aquele abraço,
HP

2 comentários:

SBFCanoagem disse...

Viva!!!

Tudo bem forma??

Ha ai uma pequena coisa que falha :P é a ampliaçao da imagem dos foraminiferos!!! Se fosse num trabalho para a escola e nao tivesse a ampliaçao ia logo uma notinha ao lado, é ou nao é verdade?! ai ai hehe :P

Abraços e continuaçao de bom trabalho!

PS: Ao ver a trajectoria do barco, no google Earth, por vezes aparecem uns desfios manhosos e nao creio que o braco faça isso... Sera do google earth?! Ha um desfio dp do dia 21, ha-de ver!

Joaquim Azevedo disse...

Moss marafado!! não paras!! vai dando noticias desta tua odisseia, virei aqui sempre que possível.
Um grande abraço deste teu amigo bimbo (Quim).